sexta-feira, 3 de março de 2017

SURPREENDA

SURPREENDA

Quando fazemos a vontade de Deus, não fazemos mais do que a nossa obrigação. Quando trabalhamos numa empresa temos um contrato com o nosso empregador para trabalhar um certo número de horas para fazer determinadas tarefas. As tarefas que fazemos não são mais do que a nossa obrigação. Entretanto nós podemos fazer a diferença: Quando nós cumprimos as nossas obrigações com boa vontade e dedicação e procuramos até mesmo fazer além do que foi pedido ou contratado. Porquanto podemos surpreender até mesmo a Deus. Quanto mais ao nosso patrão.

Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, ao voltar ele do campo: chega-te já, e reclina-te à mesa? Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que eu tenha comido e bebido, e depois comerás tu e beberás? Porventura agradecerá ao servo, porque este fez o que lhe foi mandado? Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer. (Lucas 17:7-10)
Jesus nos exorta a fazer a diferença:

Ouvistes que foi dito: “Olho por olho, e dente por dente.” Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: “Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.” Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. (Mateus 5:38-48)
Ao não resistir ao mau nós surpreendemos. Ao fazer o dobro do que nos foi exigido nós surpreendemos. Ao oferecer a outra face nós surpreendemos. Ao não desejar o mau aos nossos inimigos e perseguidores nós surpreendemos. Ao ser humilde com quem é arrogante nós surpreendemos (embora a humildade irrite aos arrogantes, se possível os evite).
O teu patrão pode até não ver a tua dedicação, mas Jesus tudo vê. Ele, ao seu tempo, recompensa aos seus servos conforme as suas obras.

Deus abençoe,
R. S. Chaves