terça-feira, 10 de janeiro de 2017

NÃO POR FORÇA, NEM POR VIOLÊNCIA

NÃO POR FORÇA, NEM POR VIOLÊNCIA
Leia pouco e aprenda muito



Ninguém deve se impor a ninguém. Deus não obriga ninguém a ir para o céu. Há o livre arbítrio. Você não é obrigado a aceitar Jesus, mas não está isento da consequência da tua escolha. Jesus nos ensina que devemos amar até mesmo aos nossos inimigos e os que nos perseguem:
Ouvistes que foi dito: “Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.”Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. (Mateus 5:43-48)
Ora, se devemos amar a todos, obviamente não devemos e não podemos impor a nossa fé a ninguém. Já no antigo testamento o anjo do Senhor falava através do profeta Zacarias a Zorobabel que não é por força nem por violência, mas pelo Espírito de Deus. Zorobabel foi um dos ancestrais de Jesus (Mt. 1:12). Esta foi mais uma profecia acerca do Messias:
Ora o anjo que falava comigo voltou, e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono; e me perguntou: Que vês? Respondi: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite em cima, com sete lâmpadas, e há sete canudos que se unem às lâmpadas que estão em cima dele; e junto a ele há duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda. Então perguntei ao anjo que falava comigo: Meu senhor, que é isso? Respondeu-me o anjo que falava comigo, e me disse: Não sabes tu o que isso é? E eu disse: Não, meu senhor. Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos. Quem és tu, ó monte grande? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; e ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela. (Zacarias 4:1-7)
Ainda no Velho Testamento lemos no livro de Provérbios:
Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer, e se tiver sede, dá-lhe água para beber; porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça, e o Senhor te recompensará. (Provérbios 25:21-22)
Além de Deus não punir a Caim em vida, proibiu que qualquer um o fizesse:
E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará. O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. (Gênesis 4:9-15)

Desta feita, o exército sírio ao perseguir Eliseu foi entregue nas mãos do rei de Israel sem que precisasse levantar uma arma, cumprindo o que diz em provérbios 25:21-22:
Quando os sírios desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere de cegueira esta gente, peço-te. E o Senhor os feriu de cegueira, conforme o pedido de Eliseu. Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria. E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, e viram; e eis que estavam no meio de Samaria. Quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai? Respondeu ele: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor. Preparou-lhes, pois, um grande banquete; e eles comeram e beberam; então ele os despediu, e foram para seu senhor. E as tropas dos sírios desistiram de invadir a terra de Israel. (2 Reis 6:18-23)
Paulo de Tarso nos exorta também citando o Velho Testamento:
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: “Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.” “Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.”Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos 12:19-21)
Mais uma vez Paulo de Tarso nos exorta ao amor:
A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. (Romanos 13:8-10)
Assim sendo, devemos amar a todos. Desejando que todos alcancem a salvação, se possível; embora, sabendo que, infelizmente, nem todos são de salvação. A salvação também é um milagre, pois somente o Espírito Santo consegue convencer sem precisar de violência nem imposição. Há também os que se convertem mas Deus logo os leva, pois não conseguiriam passar por provações. Por isso não se desespere se o teu ente querido ainda não se converteu, pois tudo tem o seu tempo e o seu propósito. Deus também é o Senhor do tempo.

Deus abençoe,
R. S. Chaves