terça-feira, 26 de janeiro de 2016

QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA



38
Sabedoria Popular:
QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA.

Bíblia:
Porque os malfeitores serão exterminados,
mas aqueles que esperam no Senhor
herdarão a terra. 
(Sl. 37:9)
Quem espera em Deus sempre alcança.



Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF, EPUB e MOBI.
Baixe gratuitamente.



segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA



37
Sabedoria Popular:
BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA.

Bíblia:
O que guarda a sua boca preserva
a sua alma; mas o que muito
abre os seus lábios
traz sobre si a ruína. 
(Pv. 13:3)



Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF, EPUB e MOBI.
Baixe gratuitamente.


domingo, 24 de janeiro de 2016

FIADO SÓ PARA MAIORES DE 80 ACOMPANHADO DOS AVÓS



36
Sabedoria Popular:
FIADO SÓ PARA MAIORES DE
80 ACOMPANHADOS DOS AVÓS.

Bíblia:
Decerto sofrerá prejuízo aquele
que fica por fiador do estranho;
mas o que evita a fiança estará seguro. 
(Pv. 11:15)



Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF, EPUB e MOBI.
Baixe gratuitamente.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

LADRÃO QUE ROUBA POBRE CEDO MORRE



35
Sabedoria Popular:
LADRÃO QUE ROUBA POBRE CEDO MORRE.

Bíblia:
Não roubes ao pobre, porque é pobre;
nem oprimas ao aflito na porta; 
porque o Senhor defenderá a sua causa
em juízo, e aos que os
roubam lhes tirará a vida. 
(Pv. 22:22-23)



Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF, EPUB e MOBI.
Baixe gratuitamente.



quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

NÃO ATIRE PÉROLAS AOS PORCOS



34
Sabedoria Popular:
NÃO ATIRE PÉROLAS AOS PORCOS.

Bíblia:
Não deis aos cães o que é santo,
nem lanceis aos porcos as
vossas pérolas, para não acontecer
que as calquem aos pés e,
voltando-se, vos despedacem.
(Mt. 7:6)

A palavra de Deus só deve ser ensinada para quem quer aprender.
Não insista em pregar para quem não quer escutar.
Se você ama muito alguém e quer libertá-lo,
somente com jejum e oração,
e mesmo assim tudo é no tempo de Deus.
Tudo tem o seu tempo determinado (Ec. 3)



Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF, EPUB e MOBI.
Baixe gratuitamente.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PARÁBOLA DO JOIO

2 PARÁBOLA DO JOIO
(Mateus 13:24-30)

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.

JESUS EXPLICA A PARÁBOLA
(Mateus 13:36-43)

Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos. Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.

COMENTÁRIO

Jesus nos adverte claramente sobre o perigo dos falsos irmãos na igreja. O joio é uma erva daninha que pode crescer junto com o trigo, mas se crescer demais acaba prejudicando o trigo. Não cabe a nós querer eliminar o joio do trigo. Esta é uma tarefa para o Senhor da ceifa, que é o Senhor Jesus. Podemos orar e pedir a Deus para nos livrar dos filhos do maligno. Veja que ele adverte que eles servem de tropeço. São perigosos.

Deus abençoe,
R. S. Chaves





terça-feira, 19 de janeiro de 2016

PARÁBOLA DO SEMEADOR



1 PARÁBOLA DO SEMEADOR
(Mateus 13:1-9)

No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira do mar; e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia. E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram. E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: E logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um. Quem tem ouvidos, ouça.

JESUS EXPLICA A PARÁBOLA
(Mateus 13:10-23)

E chegando-se a ele os discípulos, perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e ouvindo, não ouvem nem entendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardiamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure.” Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram. Ouvi, pois, vós a parábola do semeador. A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.


COMENTÁRIO

Quem não é evangélico lê a bíblia e não entende coisa alguma, por mais sábio e estudado que seja o leitor, não a compreende. Para ter entendimento da bíblia é necessário em primeiro lugar aceitar a Jesus e então orar e pedir a Deus entendimento. Jesus falava em parábolas e quase ninguém o entendia, até mesmo os seus discípulos tinham que ter a sua explicação. Há pessoas que vão à igreja, ouvem a palavra e ocorre exatamente o que Jesus explicou: Alguns não compreendem e não voltam mais. Outros a recebem de bom grado, mas quando a situação começa a apertar se esquecem logo de Deus. Há outros que quando ficam com uma boa situação financeira se esquecem de Deus. E há os que ouvem, entendem e se interessam em saber mais e mais, sendo perseverantes e vencedores. Estes trazem outros para a igreja, e a igreja cresce cada vez mais.

Em suma, Jesus descreve quatro tipos de pessoas:

1 – Os que não compreendem a palavra e não voltam mais.
2 – Os que a recebem de bom grado mas quando a situação aperta se esquecem de Deus.
3 – Os que ficam com boa vida e se esquecem de Deus.
4 – Os que ouvem, entendem, estudam e querem saber cada vez mais, procurando levar a palavra a outros. Estes amam ao próximo como a si mesmos e desejam que todos se salvem.

Deus abençoe,
R. S. Chaves








segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

ANTES SÓ QUE MAL ACOMPANHADO



33
Sabedoria Popular:
ANTES SÓ QUE MAL ACOMPANHADO.

Bíblia:
Melhor é morar num canto do eirado,
do que com a mulher
rixosa numa casa ampla.
(Pv. 21:9)



Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF, EPUB e MOBI.
Baixe gratuitamente.


domingo, 17 de janeiro de 2016

GENTILEZA GERA GENTILEZA

32
Sabedoria Popular:
GENTILEZA GERA GENTILEZA.


Bíblia:
A resposta branda desvia o furor,
mas a palavra dura suscita a ira. 
(Pv. 15:1) 





Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF, EPUB e MOBI.
Baixe gratuitamente.



quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A ARMADURA DE DEUS (Efésios 6:10-20)


A ARMADURA DE DEUS
(Efésios 6:10-20)

Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar.

Paulo de Tarso nos apresenta a armadura de Deus:

1 – Cinturão da verdade.
2 – Couraça da justiça.
3 – Calçado do evangelho.
4 – Escudo da fé.
5 – Capacete da salvação.
6 – Espada do Espírito. (A Palavra de Deus)
7 – Oração.
8 – Vigilância.

Couraça: Armadura metálica que cobre o peito e as costas.

Todos devemos estar sempre com a verdade, com a justiça, firmados no evangelho, praticando a fé, conscientes da nossa salvação, conhecedores da palavra de Deus e estarmos sempre em contato com Deus através da oração, além de estarmos vigilantes contra as astúcias do inimigo. Esta é a armadura de Deus que Paulo nos apresenta. Ele também nos exorta a orar uns pelos outros para que nenhum de nós se perca, além de pedir oração por si mesmo para que Deus lhe dê sabedoria na pregação. Devemos orar por todos, principalmente os obreiros do Senhor. Sempre que houver um irmão pregando no púlpito devemos pedir a Deus que dê sabedoria a ele para que não fale de si mesmo, mas que tenha inspiração dos céus, para que a palavra venha do trono de Deus.
Observe que Paulo, apesar de toda a sua sabedoria, teve a humildade de pedir oração aos irmãos. Assim nós devemos ser, conscientes que sem a ajuda de Deus nada podemos fazer.
Lembre-se: Nossa luta não é contra a carne. Quando alguém na tua casa estiver irado e muito alterado, não discuta, corra para o teu quarto e ore; leia um salmo 91 e peça providência a Deus expulsando o mal da tua casa. Se necessário leia mais 6 salmos, até tudo se acalmar. Cada dia é um dia de batalha. O diabo só espera uma brecha para nos atacar. O anjo do Senhor se acampa ao nosso redor, mas o diabo está ao nosso derredor, aguardando uma oportunidade para nos afligir.


Deus abençoe,
R. S. Chaves




Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF, EPUB e MOBI.
Baixe gratuitamente.





segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O Nascimento de Jesus



O Nascimento de Jesus
(Mateus 2:1-23)

Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns sábios que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. Responderam-lhe eles:Em Belém da Judeia; pois assim está escrito pelo profeta:
“E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.”(1)
Então Herodes chamou secretamente os sábios, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: Ouro, incenso e mirra. Ora, sendo por divina revelação, avisados em sonhos para não voltarem à Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho. E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo:
– Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. E lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta:
“Do Egito chamei o meu Filho.” (2)
Então Herodes, vendo que fora iludido pelos sábios, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos sábios.
Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias:
“Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem.” (3)
Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, dizendo:
Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino.
Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galileia, e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: “Ele será chamado nazareno.” (4)
(1) Miquéias 5:2
(2) Oséias 11:1
(3) Jeremias 31:15
(4) Este texto não é encontrado no Velho Testamento. Deve ter se perdido com
a grande perseguição ao povo judeu.

Em boa parte do Velho Testamente há profecias acerca da vinda do Messias. No Pentateuco, no livro dos salmos e nos profetas. É interessante frisar que Jesus embora fosse chamado nazareno não era nazareno. Ele nasceu em Belém de Judá, portanto era belemita. Jesus foi criado em Nazaré, por isso achavam que ele era nazareno. Devido a isso os judeus achavam que ele não era o Messias, pois na profecia dizia que o Messias viria de Belém.
O rei Herodes com medo de perder a sua coroa mandou matar todas as crianças nascidas em Belém de dois anos para baixo, para que o Messias não tomasse o seu trono. Veja como o ser humano é arrogante quando tem poder nas mãos e não tem Deus no coração.
Jesus foi a primeira criação do Altíssimo. Ele passou a fazer companhia e auxiliá-lo na criação de tudo o mais. Foi o primogênito de toda a criação. Ele é chamado de verbo, a Luz do mundo, e é chamado de sabedoria no livro de provérbios. Muito antes do nosso universo ter sido criado ele já existia. (Do livro: O Verdadeiro Sentido do Natal)
Os rabinos achavam que o Messias viria como Davi, um verdadeiro guerreiro que os libertaria dos romanos, que os dominavam na época do nascimento de Jesus. Quando Jesus apareceu pregando que eles deveriam amar até mesmo os seus inimigos e não poderiam mais ter mais de uma mulher, eles acharam isso inadmissível. Além disso a sua aparência era muito simples como está descrita no livro de Isaías:
Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. (Is. 53:2-3)
Jesus pregou por apenas três anos e meio, mas o seu ministério mudou o mundo. Ele nos ensinou a amar até mesmo aos nossos inimigos. Nos ensinou a perdoar, a tolerar sem fazer acepção de pessoas. Nos ensinou a buscar o Pai. Nos ensinou a nos defender dos demônios. Trouxe cura e esperança para todos. Trouxe salvação a todos os povos sem necessidade de fazer sacrifício. Ele se sacrificou por todos.
Tendo cumprido a sua missão, está à destra do Pai, co-reinando todo o universo. Ele está entre nós, através dos seus santos anjos, cuidando de nós, nos guardando de todo o mal.

Deus abençoe,
R. S. Chaves










Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF, EPUB e MOBI.
Baixe gratuitamente.


domingo, 10 de janeiro de 2016

MENTIRA TEM PERNA CURTA



31
Sabedoria Popular:
MENTIRA TEM PERNA CURTA.

Bíblia:
O lábio veraz permanece para sempre;
mas a língua mentirosa
dura só um momento. 
(Pv. 12:19) 



Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF, EPUB e MOBI.
Baixe gratuitamente.




sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE PODE FAZER HOJE



30
Sabedoria Popular:
NÃO DEIXE PARA AMANHÃ
O QUE PODE FAZER HOJE.


Bíblia:
Não digas ao teu próximo:
Vai, e volta, amanhã to darei;
tendo-o tu contigo.
(Pv. 3:28)

Não deixe para amanhã o
perdão que deve pedir hoje.




Aqui você encontra bíblias
em mais de 40 idiomas.
São mais de 250 arquivos
nos formatos PDF, EPUB e MOBI.
Baixe gratuitamente.


quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

MOTIVOS DA VINDA DE JESUS

MOTIVOS DA VINDA DE JESUS

1 – CUMPRIR A VONTADE DO PAI.
2 – TRAZER SALVAÇÃO A TODOS SEM DISTINÇÃO.
3 – ACABAR COM OS SACRIFÍCIOS.
4 – ENSINAR A VERDADE SOBRE DEUS.
5 – ENSINAR A FAZER A VONTADE DE DEUS.
6 – PROMESSA DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO.

1– CUMPRIR A VONTADE DO PAI.

Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. (Mt. 26:42)
Jesus cumpriu a sua missão exatamente como Deus queria que ele fizesse.

2 – TRAZER SALVAÇÃO A TODOS SEM DISTINÇÃO.

Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi. Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos. Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu a ti correrá, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. (Is. 55:3-7)
No velho testamento havia proibição e normas para que o gentio se tornasse um judeu:
Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou for cortado o membro viril, não entrará na assembleia do Senhor. Nenhum bastardo entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na assembleia do Senhor. Nenhum amonita nem moabita entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará jamais na assembleia do Senhor; porquanto não saíram com pão e água a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e, porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar. Não abominarás o edomeu, pois é teu irmão; nem abominarás o egípcio, pois peregrino foste na sua terra. Os filhos que lhes nascerem na terceira geração entrarão na assembleia do Senhor. (Dt. 23:1-4, 7-8)
Veja que absurdo, somente os netos do prosélito poderiam se congregar com eles. Os moabitas e amonitas não teriam nenhuma oportunidade de alcançar a salvação.

3 – ACABAR COM OS SACRIFÍCIOS.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. (Is.53:5, 7)
Em vez de arrependimento os judeus pareciam comemorar os seus pecados:
Mas nesses sacrifícios cada ano se faz recordação dos pecados, porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados. (Hb. 10:3-4)
Houve uma reunião da cúpula da igreja onde foi decidido que os gentios que se convertessem não deveriam comer sangue nem carne sufocada, fugir da idolatria e da prostituição:
Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. (At. 15:19-20)

4 – ENSINAR A VERDADE SOBRE DEUS.

Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina; porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. E, chegando à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que este se maravilhava e dizia: Donde lhe vem esta sabedoria, e estes poderes milagrosos? (Mt. 7:28-29, 54)
Os rabinos estavam ensinando muita coisa errada aos judeus. Eles acrescentaram muitas proibições que não estavam nas escrituras, tornando assim muito mais difícil a caminhada. (Mt. 23:13-38)

5 – ENSINAR A FAZER A VONTADE DE DEUS.

Outra vez saiu Jesus para a beira do mar; e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. (Mc. 2:13)
Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; (Mt. 6:9-10)
Jesus nos ensinou a fazer a vontade do Pai.

6 – PROMESSA DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO.

Judá é um leãozinho. Subiste da presa, meu filho. Ele se encurva e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos. Atando ele o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à videira seleta, lava as suas roupas em vinho e a sua vestidura em sangue de uvas. Os olhos serão escurecidos pelo vinho, e os dentes brancos de leite. (Gn. 49:9-12)
Esta profecia foi entregue por Jacó aos seus filhos. Houve muitas profecias acerca da vinda do Messias no velho testamento; tanto no livro dos salmos como nos livros dos profetas e no pentateuco.

Vocabulário:
Prosélito – Aquele que se converteu ao judaísmo.
Gentio – Qualquer um que não fosse judeu.
Rabino – Mestre da lei que ensinava as escrituras ao povo na sinagoga.
Messias – O redentor esperado pelo povo de Israel.
Pentateuco – Os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Bastardo – Filho fora do casamento.

Deus abençoe,

R. S. Chaves






quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO NO DIA DE PENTECOSTES

O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO
NO DIA DE PENTECOSTES
(Atos 2:1-28)








Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses que estão falando? Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos? Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judeia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, ouvimo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus. E todos pasmavam e estavam perplexos, dizendo uns aos outros: Que quer dizer isto? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto. Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
“E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; a este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos; ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela. Porque dele fala Davi:
“Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado; por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e além disso a minha carne há de repousar em esperança; pois não deixarás a minha alma no hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção; fizeste-me conhecer os caminhos da vida; encher-me-ás de alegria na tua presença.”

Vocabulário:
Dia de Pentecostes: É o quinquagésimo dia após a páscoa, é o dia que encerra a festa das semanas (Shavuot), dura 7 semanas = 49 dias + 1 = 50.
Páscoa (Pessach): É a festa que comemora a saída do povo hebreu do Egito.
Hades: Inferno.

Como foi prometido no velho testamento, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado sobre todos os que esperavam em Jerusalém. Jesus após a sua ressurreição disse:
“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc. 24:49)
Todo aquele que recebe Jesus como salvador recebe o Espírito Santo. Para receber o poder do Espírito Santo é necessário ser batizado por ele. Uma das características do batismo é o falar em línguas estranhas, como é citado no texto.
O Espírito Santo distribui dons espirituais na igreja: Dom de línguas, Profecia ou revelação, dom de cura, dom de tradução, dom da palavra, dom da sabedoria, etc. Estes dons são sobrenaturais, sem o Espírito Santo eles não existem. Quem os recebe entretanto tem obrigação de servir a Deus e a igreja. Os dons são para beneficiar a igreja do Senhor.
Os dons mais importantes são os de profecia e de cura, pois sem profecia o povo perece. Através do profeta Deus nos avisa dos perigos à frente para que não venhamos a cair nas ciladas do inimigo, e com o dom de cura também nos livramos de doenças terríveis, que também poderiam nos levar à morte ou ficar sofrendo desnecessariamente.
Quando Jesus estava na cruz houve trevas em toda a terra:
“Era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona, pois o sol se escurecera; e rasgou-se ao meio o véu do santuário. Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.” (Lc. 23:44-46)
Do mesmo modo que havia sido profetizado no velho testamento. Este foi o Dia do Senhor. Jesus foi crucificado mas ressuscitou em carne e depois foi arrebatado ao céu. O seu corpo não ficou na terra. Ele hoje está co-reinando à destra do Pai. O Espírito Santo está entre nós, nos protegendo, nos ensinando e nos edificando até que Jesus venha nos buscar.

Deus abençoe,

R. S. Chaves