segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Josias e Faraó


Josias e Faraó


1 E EIS que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso. 2 E ele clamou contra o altar por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti. (1 Rs. 13:1-2)


33 E Josias tirou todas as abominações de todas as terras que eram dos filhos de Israel; e a todos quantos se achavam em Israel obrigou a que servissem ao SENHOR seu Deus. Enquanto ele viveu não se desviaram de seguir o SENHOR, o Deus de seus pais. (2 Cr. 34:33)


20 Depois de tudo isto, havendo Josias já preparado o templo, subiu Neco, rei do Egito, para guerrear contra Carquemis, junto ao Eufrates; e Josias lhe saiu ao encontro. 21 Então ele lhe mandou mensageiros, dizendo: Que tenho eu contigo, rei de Judá? Não é contra ti que venho hoje, mas contra a casa que me faz guerra; e disse Deus que me apressasse; guarda-te de te opores a Deus, que é comigo, para que ele não te destrua. 22 Porém Josias não virou dele o seu rosto, antes se disfarçou, para pelejar contra ele; e não deu ouvidos às palavras de Neco, que saíram da boca de Deus; antes veio pelejar no vale de Megido. 23 E os flecheiros atiraram contra o rei Josias. Então o rei disse a seus servos: Tirai-me daqui, porque estou gravemente ferido. 24 E seus servos o tiraram do carro, e o levaram no segundo carro que tinha, e o trouxeram a Jerusalém; e morreu, e o sepultaram nos sepulcros de seus pais; e todo o Judá e Jerusalém prantearam a Josias. (2 Cr. 35:20-24)

Cerca de 200 anos antes de Josias nascer houve uma profecia acerca de seu excelente reinado, ele realmente foi um dos melhores reis de Israel. Fiel à Deus, fiel à sua palavra, mas cometeu um erro terrível: não ouviu as palavras de Faraó, que tinha se convertido e estava servindo ao Senhor. Josias poderia ter consultado um dos profetas, Jeremias por exemplo era do seu tempo; ao invés disso comandou pessoalmente seu exército contra Faraó e acabou morrendo antes do tempo.

Da mesma forma muitos crentes se voltam contra outros crentes, achando que eles não são de Deus. Quem és tu que julgas o servo alheio? (Rm. 14:4) Ora se Jesus manda que amemos até nossos inimigos, como podemos nos voltar contra um irmão em Cristo? Cuidado irmão, se você está se voltando contra um irmão em Cristo, arrependa-se e peça perdão a Deus, você pode morrer antes do teu tempo.

Provérbio do Dia

16 Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: 17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. (Pv. 6:16-19)